segunda-feira, 7 de abril de 2008

Reforma Ortográfica na Língua Portuguesa

Todos sabemos que a gramática da nossa língua é uma das mais dificies que existe. Como se não bastasse, sempre há uma proposta de mudança para a mesma.

Uma comissão do MEC elaborou uma proposta para que a reforma ortográfica da língua portuguesa comece a ser implantada no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2009.

O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica que, além do trema, acaba com os acentos de vôo, lêem, heróico e muitos outros. A nova ortografia também altera as regras do hífen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y. As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa --uma população estimada hoje em 230 milhões-- e têm como objetivo aproximar essas culturas.
A professora e redatora Bianca Stucky fala da reforma como algo que nem sempre tem sucesso em nosso País. "Visto que o ensino em nosso país, de maneira geral, está bastante precário e necessitado de reformas urgentes, as quais são sempre discutidas, mas nunca praticadas - o máximo que é posto em prática são medidas para remediar a situação, as quais muitas vezes nem mesmo entendemos, como é o caso da progressão continuada: afinal, que estímulo tem um aluno que inicia sua vida escolar - vindo, na maioria das vezes, de carente situação familiar, a qual dificilmente é estruturada e segura – sabendo que os anos letivos passarão e ele também passará independente de seu esforço e dedicação aos estudos? Como professora, em salas de aula do ensino público, diversas vezes presenciei a falta de interesse dos alunos, com destaque para os alunos adolescentes entre sétima série e ensino médio, os quais ignoram a presença do professor através de condutas que nada têm a ver com o propósito estabelecido pelas entidades educacionais e seus educadores".

Tantas reformas já foram impostas e nem sempre é o melhor para o aluno, não é mesmo?



A Reforma Ortográfica vai mexer um pouquinho com todos, mas especialmente conosco jornalistas, temos que saber o que muda, mas não se desespere, vamos com calma:

HÍFEN

Não se usará mais:1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA
No português lusitano:1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido" .

Essas são as prováveis mudanças na nossa língua. Desejo boa sorte a todos.

Bjo, me liga

Gisele Ratuchinski

Nenhum comentário: